quarta-feira, 13 de junho de 2012


22 de maio – Dia Internacional da Biodiversidade

A biodiversidade possui três grandes níveis:

1) Diversidade genética - os indivíduos de uma mesma espécie não são geneticamente idênticos entre si. Cada indivíduo possui uma combinação única de genes que fazem com que alguns sejam mais altos e outros mais baixos, alguns possuam os olhos azuis enquanto outros os tenham castanhos, tenham o nariz chato ou pontiagudo. As diferenças genéticas fazem com que a Terra possua uma grande variedade de vida.

2) Diversidade orgânica - os cientistas agrupam os indivíduos que possuem uma história evolutiva comum em espécies. Possuir a mesma história evolutiva faz com que cada espécie possua características únicas que não são compartilhadas com outros seres vivos. Os cientistas já identificaram cerca de 1,75 milhões de espécies. Contudo, eles estão somente no começo. Algumas estimativas apontam que podem existir entre 10 a 30 milhões de espécies na Terra.

3) Diversidade ecológica - As populações da mesma espécie e de espécies diferentes interagem entre si formando comunidades; essas comunidades interagem com o ambiente formando ecossistemas, que interagem entre si formando paisagens, que formam os biomas. Desertos, florestas, oceanos, são tipos de biomas. Cada um deles possui vários tipos de ecossistemas, os quais possuem espécies únicas. Quando um ecossistema é ameaçado todas as suas espécies também são ameaçadas.

http://marte.museu-goeldi.br/marcioayres/index.php?option=com_content&view=article&id=9&Itemid=10
Você sabia ...

- Que 2010 foi o Ano Internacional da Biodiversidade? Em função disto, ocorreram diversos eventos no mundo todo com o objetivo de divulgar a importância da biodiversidade para o nosso planeta. Foram realizados também eventos voltados para a preservação da diversidade de espécies em nosso planeta.

- Que a biodiversidade do Brasil é uma das mais ricas do mundo? Em nosso território podemos encontrar milhares de espécies vegetais, microorganismos e animais. Essa riqueza pode ser explicada pela grandeza de nosso território e existência de vários tipos de climas. Pantanal, Floresta Amazônica, Cerrado e Mata Atlântica apresentam grande parte da biodiversidade de espécies do Brasil.

             - Que 22 de maio é o Dia Internacional para a Biodiversidade.
 

http://www.suapesquisa.com/pesquisa/biodiversidade.htm
O que é biodiersidade (conceito) 

A palavra biodiversidade é construída a partir das palavras biologia (bio=vida) e diversidade (grande variedade). Ela significa a diversidade do mundo vivo na natureza, ou seja a grande quantidade de espécies em nosso planeta.


quinta-feira, 7 de junho de 2012

A"S" MATA"S" ATLÂNTICA"S"

A "MATA ATLÂNTICA" é um bioma, ou seja, é uma enorme área geográfica onde encontramos diversos tipos de comunidades ecológicas ou ecossistemas...

Logo a Mata atlântica não é um ecossistema, mas sim um Bioma e que pode ser dividido em diferentes tipos de comunidades ecológicas:
Ecossitemas do Bioma da Mata Atlântica (Definidas pelo CONAMA- Conselho Nacional do Meio Ambiente em 1992:
  • Floresta Ombrófila Densa
  • Floresta Ombrófila Aberta
  • Floresta Ombrófila Mista
  • Floresta Estacional Decidual
  • Floresta Estacional Semidecidual
  • Mangues
  • Restingas

No Rio de Janeiro ocorrem apenas quatro das cinco formações de floresta acima. O importante é saber que cada uma dessas Florestas ou Matas Atlânticas tem espécies típicas...
Vejam no link a seguir:
http://www.inea.rj.gov.br/mata/patrimonio-natural_floresta-ombrofila-densa.asp

NO link a seguir tem um mapa bem legal sobre esses diferentes tipos de "matas atlânticas"....vejam em:
http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/biomas-brasileiros-mata-atlantica-548610.shtml

Leiam e comentem...
Abraços.
Tito

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Investigando a Biodiversidade

Querido grupo esse texto é um pouco longo, mas é escrito em uma linguagem bem acessível...
Tentem usá-lo como fonte de pesquisa para conceitos fundamentais, ok?
Ele tem sugestões de atividades que podemos pensar para a mostra...

http://www.conservation.org.br/publicacoes/files/investigando_a_biodiversidade.pdf

Abraços.
Tito